06 janeiro 2007

Escolhas



A vida é cheia de escolhas. Umas fáceis, outras nem tanto...
Minha maneira de lidar com as situações de escolha foi mudando ao longo da vida. Amadurecer é bom. Passei de um extremo - escolhia sempre a alternativa socialmente mais aceitável, num autocontrole (ou heteronomia) irritante - para outro, a impulsividade, dando voz aos meus desejos imediatos, ao que parecia ser o melhor naquele momento. Aprendi com cada fase, cada tipo de escolha. Sei que cada uma delas foi necessária e determinante para que eu me tornasse quem sou hoje.
Hoje percebo que minhas escolhas são pautadas por outros aspectos: não mais o desejo do outro, nem só o meu desejo. Percebo que ao tomar uma decisão é importante levar em consideração o que sinto em relação a cada alternativa, as possibilidades de ganhos e de perdas seguindo-se cada uma, e não só a quantidade de ganhos, mas a qualidade deles.
Esta semana tomei uma decisão muito importante, que pode significar muita coisa na minha vida. Decidi pelo autocontrole, pela espera, pela paciência, pela persistência, pelo sacrifício em prol de ganhos a longo prazo. E decidi por mim, não por outros. Esse é um avanço na minha história. Posso dizer que cresci mais alguns centímetros.
Como em toda decisão, espero que minha escolha tenha sido a mais acertada. E não quero ficar pensando *e se tivesse pegado o outro caminho?*. Quero olhar pra frente, e dar um passo de cada vez.


Feliz 2007...

2 comentários:

Anônimo disse...

Escolhas são decisões.
Decisões tomadas em nossas vidas, vem de iniciativas.
Você fez uma escolha. Agora precisa de contínuas iniciativas para que você mesmo possa ter certeza que fez a melhor escolha, ou escolheu o melhor caminho a seguir. Você cria a sua própria história. Força e coragem. Cabeça erguida sempre. Nunca desista de seus sonhos!

Vivi disse...

É isso mesmo que eu busco: força e coragem pra viver minhas decisões. E para decidir outras coisas, até contrárias, se achar que é o mais adequado pra mim...
Obrigada pelos comenttários, Virgínia e anônimo (gostaria de saber quem é você!) :)