22 junho 2008

Do avesso, ou sobre o meu vazio




Mais um fim de semana em Montes Claros. O último, eu espero.
Não vou me queixar da cidade, nem das pessoas. Elas são ótimas, e fazem o que podem para que eu não fique só.
Na minha histeria cheguei a dizer a mim mesma que nada estava bom. Mentira - meu lado ponderado argumentou: moro numa casa confortável, não me falta nada, tenho muitos recursos e tudo o que tenho é muito acima do que milhares de brasileiros sonham ter.
Também não se trata de não haver atividade. Ontem fui ao Mercado - interessante - e à noite visitei um casal de amigos. Jogamos buraco, conversamos, comemos andu (muito bom!) e canjica. Além disso, trabalho há aos montes... Trabalhos para corrigir, provas para preparar...

Mas há a falta.

E chego à conclusão que essa falta é da possibilidade de estar com pessoas. Com mais pessoas. De estar com elas por muito tempo, não por uma hora ou duas. De estar com elas e, eventualmente, comigo mesma. E não o contrário.
Saramago me contou histórias para dormir. Acordei com Álvaro de Campos e sua Ode Marítima. Conversei com Rangé, Benvenuti, Kaplan... Já olhei os álbuns de todos os meus amigos no Orkut (e dos desconhecidos também). Até conversei por um tempo com minha mãe pelo telefone. Comi quase todos os pés de moleque que comprei ontem - a balança não vai me perdoar.
Mas ainda me sinto só. E não sei o que fazer. Começo a sentir saudades de quem não deveria, de quem já não sentia mais... sinto um misto de angústia e ansiedade que talvez só passe na manhã da próxima sexta-feira. Sinto-me do avesso.

Não quero mais brincar disso.
Leituras interessantes mais ou menos sobre esse tema: uma edição antiga da Vida Simples e o post mais recente nas Cartas trazidas pelo vento.

4 comentários:

Bárbara M.P. disse...

Querida, seja lá o que for que te aflige, acredite... vai passar.
carinho,
sossego,
paz...
E nada disso encontrará primeiro aqui - do lado de fora.

Bárbara M.P. disse...

Trouxe-lhe uma pérolazinha:

Cântico XXII
de Cecília Meireles

Não busques para lá.
O que é, és tu.
Está em ti.
Em tudo.
A gota esteve na nuvem.
Na seiva.
No sangue.
Na terra.
E no rio que se abriu no mar.
E no mar que se coalhou em mundo.
Tu tiveste um destino assim.
Faze-te a margem do mar.
Dá-te à sede das praias
Dá-te a boca azul do céu
Mas foge de novo à terra.
Mas não toque nas estrelas.
Volve de novo a ti.
Retoma-te.

Beijão, Vi.

O Profeta disse...

Hoje o Sol pintou de luz o verde
As hortênsias são nuvens na terra
Plantadas por um deus romântico
No sortilégio que esta ilha encerra



Um luminoso Sol te acalente a alma



Mágico beijo

Vivi disse...

Belos presentes eu ganhei hoje! Muito obrigada, Bárbara e Profeta. Embora concorde com você, Bárbara, (e com Cecília Meirelles) que devo procurar o que falta em mim, é realmente muito bom receber carinho das pessoas.
Tenho me sentido muito só, e esses pequenos gestos seus - pessoas carinhosas que nunca me viram! - trazem um pouco de preenchimento para minha vida.
Desculpem essa fase meio down. Vai passar, sim! Estou buscando isso ativamente.
Beijos!

Ah! Profeta, você me deu uma das coisas que mais amo: um Sol luminoso! Muito obrigada! ;)