19 janeiro 2006

King Kong


Ontem fui assistir ao King Kong, de Peter Jackson. Nunca tinha assistido a nenhuma versão, então esse foi novidade pra mim (fora a antológica cena do macaco no alto do Empire State). Achei o filme interessante, apesar de ter um monte de coisas desnecessárias e ser looooongo...
Desnecessário:
  • os nativos da ilha. Achei que o diretor fosse fazer alguma relação de dependência entre os nativos e o macacão, justificando a entrega de Ann Darrel ao sacrifício... Mas não houve nada disso. Ficou no ar. E os nativos, depois de cenas horripilantes, nunca mais apareceram no filme.
  • os dinossauros. Detesto filmes com dinossauros. Eles estão perfeitos no filme, dá até medo, porque parecem de verdade. Mas continuo detestando... Será que a tal Ilha das Caveiras não passou pela era glacial???
  • os insetos e outros bichos nojentos. Precisava daquilo? E eles precisavam ser enormes daquele jeito? Passei boa parte do filme olhando pro lado, esperando as cenas passarem.
  • um problema atrás do outro. Me senti exatamente como em Senhor dos Anéis (por que será?): absolutamente cansada, só de ver os personagens saírem de um problema e entrarem em outro...
  • música o tempo todo. Não há momentos de silêncio no filme. Também me cansou...
Outra coisa questionável é a força física e a sorte daqueles personagens. Correr por entre uma manada (?) de dinossauros e não ser pisoteado é muita sorte... Ter insetos gigantes agarrados ao seu corpo levando tiros e não ser atingido por nenhum também é... E se segurar naqueles cipós sem escorregar, às vezes tendo um "colega" agarrado em sua cintura??? Haja força!
Ah, irritante também, mas aí nao por um excesso do filme: a obsessão do diretor (personagem) em filmar sua história mesmo estando diante dos maiores perigos, colocando em risco sua equipe e pouco se importando com a segurança de sua atriz principal. Eu sei que jornalismo se faz assim, documentários de episódios importantes só existem porque algumas pessoas se propuseram a enfrentar tudo e ficar lá, registrando aqueles momentos - o que não era o caso. Mas da maneira como é retratado no filme (quanta ganância), realmente me irritou...
Mas Vívian... então você não gostou do filme! Não fosse ver um filme de ficção e aventura...
Bem, na verdade fiz o André prometer que o próximo filme vai ser bem meloso, daqueles que me façam sair do cinema suspirando. Mas eu gostei de algumas coisas do King Kong.
As cenas de Nova Iorque foram ótimas. Na verdade as cenas do King Kong foram ótimas. Ele é realmente o astro do filme. Conseguiram fazer com que ele tivesse um olhar... ai meu deus... humano.
Aí é que está. O personagem principal do filme é uma fera, mas com características humanas. Aquele monstro enorme tem humor, tédio, raiva. Na cena em que ele luta com os dinossauros vê-se perfeitamente um homem - essa cena representa para mim a dominação do homem sobre a natureza, sobre o que é antigo, ultrapassado, fora dos padrões. O King Kong ama aquela moça que se parece muito muito com a Nicole Kidman (imagine se ele conhecesse a Nicole), e quando está com ela é capaz de ser doce e terno. Ele só quer estar com ela, mais nada.
O King Kong poderia ser não um macaco gigante, mas qualquer pessoa marginalizada, à parte da cultura civilizada, do sistema...

7 comentários:

Anônimo disse...

Uau! Ótimo! Agora não preciso perder meu tempo com mais um filme idiota q no final das contas vou achar idiota mesmo...

Vivi disse...

Por incrível que possa parecer depois dos meus comentários, é um filme que vale a pena ver no cinema. A grandiosidade do King Kong se perderia na telinha da tv... por mais polegadas que ela tenha. Cinema é outra coisa. Se você paga meia entrada, então...

Carmen disse...

Eu vi King Kong também... realmente é uma diversão. Principalmente a hora que ele luta com os três tiranossauros rex e a hora que os velociraptores começam a perseguir o povo...
e a hora que ele está no alto do Empire State... e a hora que eu recebi mensagem no celular do norueguês dizendo que me amava... realmente foram muitas emoções nesse filme!!!

Mudando de assunto: Supervivian, por acaso você acha que eu ousaria sugerir que você se mudasse pra Tiradentes sem seu amado??? Eu, hein!!! :D

Carmen disse...

Só mais uma coisa: não tem vontade de colocar Site Meter?

Carmen disse...

Parabéns pelo Site Meter e olho vivo na Portuguesa!!! :D

Vivi disse...

Hahaha! Diversão à vista! ;)

Augusto Galery disse...

Olá, Vivian,

Nossa, concordo plenamente com sua crítica! Principalmente "um monte de coisas desnecessárias e ser looooooongo".
E sabe o que é pior: Se tirar essas cenas desnecessárias, fica exatamente o filme original de 1930! Bom, no filme original também tem os dinossauros, mas esse filme não acrescentou nada ao original... É claro, os efeitos são bem mais atuais, mas é legal ver, no original, a montagem maravilhosa! Coisas tipo o King Kong bonecão com a mulher boneca na mão, aí ele coloca a boneca no alto da árvore e qdo vc se dá conta, não é mais a boneca, é a mulher de verdade! É perfeito! Um bom exemplo de montagem pra se mostrar numa aula sobre o assunto...
Também acho que vale a pena assistir esse, mas eu gostaria que o Jackson tivesse algumas dezenas de milhões de dólares a menos. Assim o filme ficava sem os excessos, né?