01 outubro 2007

Cor de rosa-choque ou cinza?



Tenho me sentido meio estranha nos últimos cinco dias. Pensativa, irritadiça, emotiva, com uma sensação de arrependimento, de inveja do que eu já fui, do que eu não sou (ainda), de tristeza por mais uma vez me dar conta que algumas coisas eu não posso viver agora - e talvez não possa viver nunca.

Parte dessas sensações eu atribuo à TPM. Não tem jeito: eu fico mesmo mais sensível "naqueles dias". Estou implementando algumas mudanças que, espero, venham a sanar essa situação mensal.

Por outro lado percebo que nos últimos tempos tenho criado algumas expectativas sobre determinados aspectos da minha vida. E se por algum tempo tais expectativas me fizeram bem, agora têm me feito mal, pois uma coisa com a qual ainda não consigo lidar muito bem, admito, é a frustração. E minhas expectativas são tão altas que estou frustrada antes mesmo do evento frustrante acontecer.

Ai, como eu sou complicada!

O fato é que tenho sentido minha "aura" de tristeza aumentando. Isso me dá medo, pois sei o quanto ela pode ser grande e persistente. E agora eu entendo quando os pacientes relatam a presença de um "fantasma": o da volta da doença.

Estou me cuidando para que isso não ocorra, mas sinto que preciso intensificar meus cuidados e focar em outros aspectos.
Imagem: Edvard Munch - Manhã (data?)

6 comentários:

Anônimo disse...

Gente... segunda blogueira que cita TPM no dia de hoje. A outra foi a Juci, do Jucinews. No Gênesis dizem que o "castigo" para as mulheres por conta do fruto proibido foram as dores do parto. Nunca passei por essas tais dores, mas acho que a TPM é bem pior, viu! Primeiro porque é todo mês e segundo porque acho as "dores" da alma bem piores que as do corpo. E a TPM, às vezes, traz ambas.

Mas legal que você foi além da TPM para pensar sobre o que está acontecendo. Tomara que eu também consiga!

Um abraço!

Anônimo disse...

Ah... esqueci uma coisa, Vivi: o Munch - pintor que ilustra o post de hoje - é daqui, sabia? Provavelmente sim, porque Vivian é informação, mas eu só fui descobrir depois que vim morar aqui. Os nativos têm o maior orgulho dele. E não é para menos, né?

Semana passada tentaram roubar um quadro dele e o povo ficou todo em polvorosa... só se falava disso nos noticiários.

Anônimo disse...

Oi Vivi, sou a Juci, menina tô nessa onda tambem....rs
Da uma passadinha la no meu bloguito depois.
Um abraco, e forca na luta contra a danada....rs
Juci

Norma Sá disse...

Vivi, sempre leio as suas "palavras ao vento", mas nunca sabia onde comentar. Achei hj.

Adoro a tua maneira de escrever, de botar em palavras os sentimentos. Te acho super corajosa, mas me preocupo com vc, pois se expõe demais.
Mas gosto de tudo que vc escreve. Queria ter esse dom.
Parabéns e te cuida, tá? Não deixa a tristeza voltar.

Um beijo

Vivi disse...

Carminha,
percebo que a TPM é mais que uma moda, como dizem por aí: é a mulher tomando consciência de si, de seus comportamentos, mudanças, sentimentos. E na verdade é isso que busco há tempos, né, desde o Caçador de mim (meu antigo blog). Como contei pra Juci, lá no blog dela, descobri que algumas coisas que estava sentindo são também resultado de um tratamento homeopático que eu estou fazendo, então, menos mal.
E descobri no dia do post que o Munch era Norueguês! Havia encontrado essa imagem uns dias antes e guardei, sabendo que dia ou outro eu estaria pensativa como a moça da pintura. Como não consegui descobrir a data da pintura, ia até te pedir pra buscar essa informação por mim. Mas resolvi *deixar pra lá*. Claro que, se você quiser descobrir isso pra mim, vou adorar!
A pintura do *Grito*, mais famosa do Munch, considero fantástica, mas meio batida no que se refere a ilustração de um sentimento de desespero. Foi uma grata surpresa descobrir que Munch tem imagens belas como esta, *Manhã*.
Ah, e quanto a ir além você consegue sim. Sempre!
Juci,
como disse lá no seu blog, adorei sua visita! Volte sempre! Eu voltarei lá no Jucinews! Bj
Norma,
que bom que você encontrou o espaço para comentários! Sabe que também acho que me exponho muito... mas descobri que sei e gosto de viver assim! Me sinto mais inteira do que quando me preservo demais! Vou chegando no equilíbrio...
E não se preocupe: a tristeza já foi!
Beijos!

Um tanto de mim disse...

Amiga, "é cor de rosa choque, não me provoque", lembra?
Quando a gente era criança e via TV mulher antes de Balão Mágico? ;)

E TPM todo mês ninguém merece, por isso adotei o Implanon! Uma maravilha!!! Espanta o cinza e não deixa o cor de rosa choque virar magenta!